4ª Lisboa Robotics Talk
22 de Setembro de 2020
A Robótica e a Pandemia
Sobre
4ª Lisboa Robotics Talk
A Robótica e a Pandemia
No âmbito do Cluster Lisboa Robotics, a Câmara Municipal de Lisboa organiza anualmente as Lisboa Robotics Talks, uma iniciativa que reune a comunidade em torno de temas relacionados com a robótica e tecnologias conexas. São discutidos resultados de investigação recente, novos produtos e diferentes domínios de aplicação.
 
Conta habitualmente com a participação de peritos no domínio oriundos dos vários ecosistemas: Academia, Indústria e Empreendedores. A quarta edição, a realiza-se no dia 22 de Setembro de 2020, centrando-se no tema da robótica e a pandemia.
 
Reune um painel de peritos para discutir exemplos de como a robótica nos ajudou a resolver alguns dos desafios introduzidos e como a pandemia impulsionou o desenvolvimento de novos projetos e investimentos. 
Agenda
Evento transmitido via ZOOM (clicar em “Entre aqui” para aceder) e em direto através do Facebook
15:00
Abertura
Miguel Gaspar (Vereador da Economia e Inovação, CML)
ou Margarida Figueiredo (Diretora Municipal da Economia e Inovação, CML)
15:15
Keynote Speaker - A Mobilidade e a Pandemia
Arlindo Oliveira (Professor, Instituto Superior Técnico) 
Raquel Carvalho (B2B Analytics Team Lead, NOS) 
15:45
A Robótica e a Pandemia 
Gonçalo Santos (Innovation Manager, Sonae Sierra)
Iolanda Leite (Professora, KTH Royal Institute of Technology)
Nuno Flores (CEO, Introsys)
Paulo Alvito (CEO, IDMind)
 
Moderador: Pedro Lima (Professor, Instituto Superior Técnico)
16:45
Break | Stretch Time
15:50
StayAway COVID
Francisco Maia (CEO, Keyruptive)
 
A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais. Mais informações em www.stayawaycovid.pt 
16:50
Demo Session I
InescTec
Climex
IST
17:05
Demo Session II
Sonae
IDMind
Introsys
17:30
Cluster da Robótica de Lisboa
André Martins (Project Officer, Lisboa Robotics, Câmara Municipal de Lisboa)
Oradores
Arlindo Oliveira
Professor, Instituto Superior Técnico
Licenciado em Engenharia, é Professor do Instituto Superior Técnico, instituto que presidiu de 2012 a 2019. Obteve um doutoramento pela UC Berkeley em 1994, com uma bolsa Fulbright, após um BSc e um MSc do IST, em 1986 e 1989, respectivamente. As suas principais áreas de interesse são Algoritmos e Complexidade, Machine Learning, Bioinformática e Desenho de Circuitos Digitais. Já trabalhou no CERN, nos Cadence Laboratories e INESC-ID. É membro da Academia de Engenharia e membro sénior do IEEE. Foi presidente do Instituto Superior Técnico de 2012 a 2019. É também autor de mais de 150 artigos científicos e de três livros.
Francisco Maia
CEO, Keyruptive
Doutorado em Ciências da Computação em 2015 no contexto do programa MAP-i das Universidades do Minho, Aveiro e Porto com um trabalho em sistemas distribuídos de muito larga escala. Autor de mais de 20 artigos em conferências internacionais de relevo e parte da equipa líder de inúmeros projetos nacionais e internacionais no INESC TEC e na Universidade do Minho de onde se destaca o projeto H2020 SafeCloud. Co-Fundador e Diretor Executivo da Keyruptive, que tem como principal objetivo desenvolver tecnologia segura de gestão de informação digital sensível. A Keyruptive foi também a responsável pelo desenvolvimento das aplicações móveis para o sistema STAYAWAY COVID.
Quote: “STAYAWAY COVID: junte o seu telemóvel a esta luta.”
Gonçalo Santos
Sonae Sierra
Na Sonae Sierra desde 2018, conto com mais de 10 de anos de experiência nas áreas de Inovação, Estratégia e Desenvolvimento de Negócio em diversos setores como o das telecomunicações, serviços financeiros e imobiliário. Responsável pelo desenho e entrega de diferentes projetos de inovação, foi o responsável pela introdução dos primeiros robots operacionais nesta empresa do grupo Sonae.
Quote: “A aceleração digital da economia, fortemente impulsionada pela pandemia, veio demonstrar a necessidade de encontrar soluções operacionais mais eficientes, mas sobretudo mais criativas para continuar a surpreender os clientes. Acredito que o potencial da robótica neste particular esta ainda muito longe de ser alcançado e que assistiremos a uma mudança significativa nos próximos anos!”
Iolanda Leite
Professora, KTH Royal Institute of Technology
Iolanda Leite é Professora Associada no KTH Royal Institute of Technology. É doutorada em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo feito pós-doutoramentos na Universidade de Yale e na Disney Research. O seu trabalho de investigação foca-se na robótica social. É atualmente co-editora chefe da AI Matters, a newsletter da ACM Special Interest Group in Artificial Intelligence (SIGAI). Em 2020, ganhou uma bolsa atribuída pela Swedish Foundation for Strategic Research no valor de 1.2 milhões de euros para investigar novos métodos para criar comportamento socialmente inteligente em robôs.
Quote: “A pandemia veio evidenciar a possibilidade do uso da robótica social em áreas como a educação e a saúde, onde os robôs podem ser utilizados como uma ferramenta complementar aos humanos que trabalham nessas áreas.”
Nuno Flores
Introsys
Tem desenvolvido a sua atividade no sector da automação. Trabalhou na Autoeuropa e na empresa ASS, no Reino Unido. Em 2002 foi um dos cofundadores da Introsys S.A.. Especializado nas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Equipas e Gestão de Projetos, o Nuno foi o responsável pela implementação dos processos e da metodologia de gestão de projetos na Introsys. Licenciado em Engenharia de Produção Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela mesma Universidade, possui diversas formações complementares, uma pós-graduação em Gestão de Projetos no INDEG/ISCTE, Executive Education de Lisboa, e o programa para Executivos de PME’s Lideres e Advanced Management Program (AMP) na Catolica Lisbon Business & Economics, Portugal
Quote: “Em tempos de pandemia a utilização de soluções robotizadas é decisiva para garantir a sobrevivência das empresas e em particular da Indústria. A pandemia vai ser um acelerador da robotização.”
Paulo Alvito
ID-Mind
Licenciou-se em Engª Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico em 1995. Foi investigador no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa no período de 1996 a 2004 e docente na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal de 1997 a 2007. Em 2000 funda a empresa IDMind, no âmbito da qual desenvolve desde então produtos e projetos inovadores na área da robótica móvel. Representa a IDMind nas seguintes entidades: Sociedade Portuguesa de Robótica; Lisboa Robotics; euRobotics AISBL.
Quote: “A utilização de robôs num cenário de pandemia poderá ser um elemento chave na redução de riscos e melhoria de assistência ao paciente, através da execução de algumas tarefas repetitivas e na disponibilização de canais de comunicação entre o paciente, familiares e rede de cuidados.”
Pedro Lima
Instituto Superior Técnico - Instituto de Sistemas e Robotica
Pedro U. Lima é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), onde se licenciou e concluiu também o Mestrado pré-Bolonha em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Doutorou-se em Electrical Engineering no Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, New York, USA, em 1994. É investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do IST (ISR/IST), unidade do Laboratório Associado LARSyS, do qual é Presidente-Adjunto para os Assuntos científicos e onde coordena o grupo de Robôs e Sistemas Inteligentes.
Pedro Lima foi presidente e membro fundador do Sociedade Portuguesa de Robótica, Delegado Nacional para os programas da UE e da ESA em Robótica Espacial e distinguido com uma Cátedra de Excelência na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, em 2010.
Quote: “A robótica está a ter um papel importante na atual crise pandémica: por um lado, aumentaram as solicitações para robôs autónomos desempenharem tarefas que implicariam não garantir a distancia social entre humanos (por exemplo, em hospitais); por outro lado, os robôs são chamados a novos desafios que os tornam melhores auxiliares dos humanos.”
Demonstrações
A Climex é uma empresa de prestação de serviços de higiene e limpeza, com mais de 50 anos de presença no mercado. Criou um ecossistema de serviços inteligentes na área de facilities services. Aplica a inovação tecnológica à gestão e às soluções de serviço.
A Climex implementou a desinfeção inteligente em Portugal, com o Robot autónomo mais avançado de radiação ultravioleta UV-C. Um Robot composto por 16 lâmpadas de UV-C, com uma autonomia de 4 horas e carregamentos rápidos. É controlado remotamente e assegura a integral desinfeção 360º do ar e de todas as superfícies sem as danificar.
Nesta demonstração, será demonstrado o nosso robot de UV-C. Tem por isso a particularidade de enquanto faz a desinfeção não ser possível estarem seres humanos presentes, o que não favorecerá ser live. Esta sessão contará com uma breve apresentação da Climex e demonstração do robot UV-C com recurso a vários vídeos da atuação do robot havendo espaço para perguntas e respostas. A apresentação comta com a presença da Sara Hipólito, Diretora de Marketing, Innovation & Training, e do Nelson Gonçalves, Diretor de Gestão de Clientes.
Desde o seu início em 2000 a IDMIND tem centrado a sua atividade no desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços inovadores nas áreas da Robótica, Automação e Mecatrónica, que resultam de uma forte aposta em atividades de I&D.
A demonstração irá fazer uso de um robô móvel autónomo para demonstrar três vertentes: navegação autónoma num espaço mapeado; tele-presença; e interação.
A equipa do projeto RADAR é maioritariamente composta por elementos do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência com a colaboração também do SYSTEC - Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias  da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os investigadores dos INESC TEC são todos membros do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes, do qual o Professor António Moreira é coordenador, e é composto por contratados (técnicos e investigadores com mestrado e com doutoramento) e docentes da FEUP, do ISEP -  Instituto Superior de Engenharia do Porto / IPP – Instituto Politécnico do Porto e do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, num total de cerca de 12 pessoas com um envolvimento, durante os 3 meses do projeto, Maio a Julho, entre 10% e 50% do seu tempo dedicado à investigação e desenvolvimento.
Será apresentado um vídeo que ilustra a demostração do sistema a funcionar em ambiente hospitalar real, realizada em Julho no Hospital de S. Martinho em Valongo. Os testes foram realizados numa situação realista com uma única diferença, as lâmpadas usadas não são de Ultra Violetas do tipo C mas sim de luz visível de cor azulada, para não se colocar em risco as pessoas presentes.
A Introsys dedica parte da sua atividade ao desenvolvimento de plataformas robóticas móveis e respetivos subsistemas. Estas plataformas destinam-se a executar um largo espectro de tarefas, com especial incidência para as áreas da Defesa, Segurança Interna, Ambiente, Agricultura, Florestas, Indústria, entre outras.
Ao longo dos vários anos de experiência foram desenvolvidos vários sub-sistemas que compõem as plataformas robóticas móveis, dos quais se destacam: Autonomous Behaviour; Follow the man; Mapeamento 2D e 3D Detecção e despiste de obstáculos; Planeamento e detecção de itinerários; Softwares de diagnóstico de manutenção; Software de comando e controlo.
O Instituto Superior Técnico tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de qualidade nas áreas da Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, e desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento, e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.
A Sonae Sierra é uma empresa proprietária e prestadora completa de serviços no setor imobiliário dedicada a criar soluções que vão ao encontro das ambições dos seus clientes.
Desenvolvemos e investimos em ativos sustentáveis e fornecemos serviços de investimento, arquitetura e engenharia e gestão para clientes em geografias tão distintas como a Europa, a América do Sul, o Norte de África e a Ásia, criando valor partilhado para o negócio e para a sociedade. A Sonae Sierra opera a partir de escritórios da empresa localizados em mais de dez locais, prestando serviços a clientes em diversas geografias, tais como: Europa, América do Sul, Norte de África e Ásia. Incorporada em Portugal em 1989, a Sonae Sierra é detida em 70% pela Sonae, SGPS (Portugal), e em 30% pela Grosvenor Group Limited (Reino Unido).
O Pepper chegou. O futuro chegou ao Colombo! Curioso(a) para saber o que podes esperar? Junta-te a demonstração onde poderás perceber como funciona melhor o Pepper e ver algumas das surpresas que temos preparado para os nossos visitantes.
Contactos
Promotor:

Apoio à organização:

Iniciativa integrada na: